Ov!!

Bem vindos a uma biomedicina sacana!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PAPANICOLAU - PREVINA-SE E VIVA MAIS!!

Ok, prova de exames citológicos à vista, e o assunto da prova é o Papanicolau, um exame extremamente simples e complicado ao mesmo tempo. Simples por ser um método rápido, que não exige nenhuma técnica elaborada e não traz nenhum risco ao paciente, permitindo o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero ou ainda, avaliar o risco do paciente desenvolver este tipo de neoplasia, além de detectar outras doenças antecipadamente. Complicado pelo fato de ser um método extremamente invasivo, que exige um grande preparo psicológico da mulher e, sejamos realistas, pode doer muito, pouco ou não doer, de acordo com o grau de tensão da paciente. Então, eu deixo a critério de vocês, decidirem se vale a pena agradecer ou xingar o Dr. George Papanicolau, inventor da técnica, em 1940.
É claro que não podemos ignorar as estatísticas, com o aumento da frequência de realização desse exame, conhecido como PREVENTIVO, e não é a toa, a incidência de morte por câncer de colo de útero reduziu em 70%. Um câncer que tem cura e que pode ser impedido antes mesmo de manifestar os sintomas, exigindo, apenas, que um simples e humilde exame seja feito uma vez por ano.

E já, desmitificando o que mamãe e vovó adoram falar, porque nunca viram necessidade alguma em levar a filhinha virgem ao ginecologista, ou então, só levam, por desencargo de consciência para bater um papinho com o médico...O EXAME PODE E DEVE SER REALIZADO ANUALMENTE EM TODAS AS MULHERES, VIRGENS OU NÃO... BASTA, APENAS, TER TIDO A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO(MENARCA)!!

O exame deve ser feito uma semana antes da menstruação e, duchas, produtos ginecológicos, e SEXO devem ser evitados 3 dias antes do exame, para não haver interferentes e o exame ser rápido, fácil e claro, para o ginecologista.
O EXAME GINECOLÓGICO= EXAME DAS MAMAS + EXAME GINECOLÓGICO PROPRIAMENTE DITO, sendo que este último consiste num exame externo da vulva, mais a colocação de um espéculo ajustável, de acordo com o tamanho da sua vagina, que vai permitir a visualização da vagina e do colo de útero. Também há o exame do toque vaginal (como o exame de toque dos homens, então, moças, parem de zuá-los!!), em que o profissional vai, literalmente, enfiar 2 a 3 dedos no seu canal vaginal, e apalpar o seu interior, para verificar se não há alguma irregularidade (é claro, que é desconfortável, mas é o mesmo buraco que a natureza preparou para entrar um pênis e sair um bebê, então não é nada impossível, e com certeza um procedimento de pouquíssimos minutos). E dentro deste contexto, temos também, a colposcopia, que em comparação aos procedimentos já citados, é o mais tranquilo, não é nada mais nada menos que a utilização de uma lupa(colposcópio), que vai permitir a visualização do endocérvice e do colo do útero, a procura de lesões, abrasões, feridas, codilomas, e manchas (podem ser evidenciados com o uso de corantes), que vão indicar um risco para o câncer ou alguma patologia infecciosa, direcionando a uma biópsia ou coleta de material para análise laboratorial, e é aí, que nós biomédicos entramos....ebaaaa\o/. A coleta do material é feita com uma espátulazinha ou uma escovinha, que é inserida pela vagina e faz um raspado do colo uterino e/ou do endocervice, em seguida é colocado sobre a lâmina, fixado e enviado rapidamente ao laboratório para análise microscópica.

O Câncer de colo de útero: alterações celulares com progressão gradativa, o que torna esta doença curável quando é descoberta no início. Quando no exame citopatológico realizado após o Papanicolau, começam a aparecer células mais basais em lugares onde estamos coletando células superficiais, a suspeita já é levantada e só vai precisar ser confirmada no exame.

Vaginites (corrimento vaginal): irritação vaginal ou corrimento anormal que pode ou não ter cheiro desagradável.Pode está associado a coceira ou ardor vaginal,, além da vontade mais frequente de urinar.

-CANDIDÍASE: corrimento espesso (parece com nata de leite), irritação e coceira intensa. Não é uma DST, estando associada, geralmente com desequilíbrio imunológico (antibióticos, AIDS, gravides, uso de corticoesteróides), pois o agente causador desta doença está presente na nossa microbiota normal. O tratamento é a base de antimicóticos, sendo que a causa deve ser eliminada para evitar recidivas.


-TRICOMONÍASE: é uma DST causada por um parasita. Leva  a um corrimento fino e claro. O tratamento é feito com antibióticos e quimioterápicos e deve abranger o parceiro sexual também.

- Gardnerella vginallis: caracteriza-se por um odor extremamente fétido durante as relações sexuais ou a menstruação, parecido com o odor de peixe podre...daí vem aquele conhecimento popular...do cheirinho de bacalhau da perseguida. Ainda não é comprovada como DST, mas o tratamento com antibiótico deve ser estendido ao parceiro.

- OUTRAS CAUSAS DE CORRIMENTO:o excesso de bacilos de Doderlein, também podem causar corrimentos, porem estes são fisiológicos, resultantes de alterações hormonais. O uso de produtos cosméticos na região íntima, como sabonetes, shampoos, cremes e papel higiênico perfumado também podem causar corrimentos, e processos alérgicos a tecidos sintéticos, látex, espermicidas, etc, podem resultar em processos semelhantes.

-CERVICITES: irritação do colo do útero causada por inúmeros microorganismos(gonorréia, herpes, clamídia), ou hipersenssibilidade a produtos químicos(ex: látex, espermicida)

-HPV: vírus que aparece como fator de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero. Dependendo da cepa viral, pode desenvolver manchas, ser assintomático, desenvolver condilomas ou ainda levar ao câncer. Na citologia observa-se a inclusão viral na forma de um halo perinuclear.(foto)


O PAPANICOLAU É IMPORTANTE PARA O DIAGNÓSTICO DESTAS DOENÇAS, E EM MUITAS SITUAÇÕES, UMA SIMPLES MUDANÇA DE HÁBITOS PODE ELIMINAR OS SINTOMAS E O PROBLEMA, EVITANDO A AUTO-MEDICAÇÃO

We are in peace, always!!



2 comentários:

  1. Ja fiz o papanicolau uma vez e foi desconfortável sim...mas é para o nosso próprio bem! Só me assustei qndo vi a foto, de como o ginecologista faz p olhar! no dia eu lembro q ela colocoi este treco ae, mas eu não sabia q abria assim! por isso q é desconfortável! rs...mas saúde em primeiro lugar, então meninas, sempre vá ao ginecologista!

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa as suas informaçoes. me passou muito conhecimento.

    ResponderExcluir