Ov!!

Bem vindos a uma biomedicina sacana!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE TOXOPLASMOSE

PROVA DE IMUNOLOGIA CLÍNICA AMANHÃ!!!



A toxoplasmose é uma doença cosmopolita, cuja importância do diagnóstico se refere ao fato de ser uma doença que apresenta sintomas graves em imunodeprimidos (é oportunista), e também, por apresentar-se na forma de TOXOPLASMOSE CONGÊNITA, através da transmissão por via transplacentária!
Em pessoas imunocompetentes, se apresenta na forma assintomática, ou pode apresentar sintomas inespecíficos.
A forma congênita pode levar a problemas neurológicos, Tétrade de Sabin, coriorretinite, hidrocefalia, abortos, prematuridade. Quando a transmissão ocorre no 3°trimestre, a criança pode nascer normal ou vir a desenvolver a toxoplasmose posteriormente.
Em relação aos fatores de risco, esta doença está relacionada com gatos, cachorros e aves, que facilitam a transmissão desta doença. Porém a contaminação mais comum, ocorre pela ingestão de oocistos, provindos de alimentos mal lavados e água contaminada.
O agente etiológico é o parasita intracelular obrigatório, Toxoplasma gondii.

O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL:
-Detecção de IgG e IgM: Imunofluorescência indireta (IFI), ELISA, hemaglutinação indireta, Immunoblot. Técnicas bem sensíveis, porém não tão específicas, levando a uma quantidade alta de resultados falos positivos.

-Confirmatórios, ou seja, aqueles testes que vão fechar o diagnóstico: detecção de IgA (aparece na infecção recente, e se for detectado IgA específico para toxoplasmose, o diagnóstico é fechado) + Teste de avidez de IgG (teste qualitativo), este teste vai avaliar a avidez da IgG pelo suporte antigênico, sendo que uma parte da amostra é tratada com uréia, o que leva a uma quebra de ligações entre antígeno e anticorpo, e outra parte da amostra é tratada sem uréia. Se ao compararmos o grau de reconhecimento Ag-Ac, revelado pela reação (revelado de forma colorimétrica, florescente ou quimioluminescente), do grupo tratado com uréia for semelhante ao não tratado, aquela IgG possui alta avidez (mais de 60% de tratados com uréia reagem), o que seria indicativo de uma infecção antiga. Se o grupo tratado com uréia for bem diferente, e reagir menos, que o grupo não tratado, aquela IgG terá baixa avidez (menos de 30% de tratados com uréia reagem), sendo indicativo de uma infecção recente.

-PCR: utilizado com 100% de sensibilidade e especificidade, para confirmar o diagnóstico de toxoplasmose congênita: gene B1, gene P30(principal antígeno de superfície do protozoário).

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA TOXOPLASMOSE:
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDOS:
IgG+: Sem valor diagnóstico, anticorpo materno.
IgM+: Não possui passagem transplacentária, logo pode indicar infecção fetal,  anticorpo do feto.
FLUXOGRAMA:

6 comentários: