Ov!!

Bem vindos a uma biomedicina sacana!!

sábado, 12 de junho de 2010

INTOXICAÇÃO POR NEUROLÉPTICOS

Poxa vida, já no meu terceiro post, vou inserir uma parada chata...deveria ser legal, mas é o assunto chato da toxicologia que vai cair na prova mais cascuda do período, a prova de TOXICOLOGIA. Na verdade, a toxicologia devia ser a parte interessante da farmacologia, tendo em vista que vemos várias drogas e substâncias químicas utilizadas nas tentativas de suicídio, que afinal de contas, é o que está presente nos nossos filmes de cada dia!!

Pois é...não me lembro de nenhum filme que trate de intoxicação por neurolépticos...¬¬

Então, neurolépticos...(vou começar logo antes que eu me arrependa), são substâncias que atuam no sistema nervoso central (SNC), utilizadas no tratamento de esquizofrenia e acessos psicóticos.Pelo menos o tema esquizofrenia é relatado em alguns filmes, como Janela secreta(n importa o ano, é com Johnny Depp) e O solista(2008, com Jamie foxx), Número 23(Jim Carrey), ou ainda, o clássico Uma mente brilhante(Russell Crowe, vencedor do Oscar). Os neurolépticos típicos, ou seja, com mais efeitos extra-piramidais/meio que uns efeitos colaterais a mais, mais conhecidos, são o haloperidol e a clorpromazina. Também tem os atípicos com menos efeitos extra-piramidais, cujos nomes não vem ao caso.
No tratamento, estes fármacos vão agir sobre vários receptores, bloqueando-os(antagonistas), como os receptores de dopamina(várias subunidades podem ser bloqueadas, algumas mais, outras menos), a1e a2(não sei fazer o alfa-)adrenérgicos, receptores de adrenalina e noradrenalina, receptores de serotonina, histamina e acetilcolina...com tanta variedade de receptores bloqueados, a ação deste fármaco não vai ser nem um poucos seletiva, agindo, portanto, tanto no SNC, quanto na periferia, em diversos orgão e sistemas que são modulados por esses neurotransmissores. Já deu pra ver que se as chances de efeitos adversos ou colaterais são grandes com o uso em doses prescritas deste medicamento...imagine uma intoxicação com essa bomba...
Então, pulando a farmacocinética, vamos para a parte que interessa na toxicologia, a intoxicação!!! Na maioria das vezes, é uma intoxicação acidental, pois não é um intoxicação súbita, os sintomas demoram de 4 a 5 dias para aparecer, mediante uma dose MUITO alta. E para piorar a situação, os neurolépticos possuem maiores chances de levar o paciente a óbito se ingerido com carbamato de lítio, antihistaminícos, simpatomiméticos e antidepressivos tricíclicos(o pior é que depressão ta na moda, sempre!!=/). Dentre os neurolépticos, o haloperidol é o que está menos relacionado com óbitos na superdosagem, então optem por ele...
Então vamos aos sintomas da intoxicação no organismo e das reações adversas no SNC:

EFEITOS TÓXICOS:
-Cardiovasculares: bloqueio alfa-adrenérgico>> vasodilatação, depressão reflexa do centro vaso-motos, depressão do miocárdica direta, ou seja, o coração vai reduzindo seu ritmo cardíaco e a pressão arterial vai caindo.
-Gastrointestinal: bloqueio colinérgico>>redução da motilidade gastrointestinal(estase), ou seja, prisão de ventre, menos evacuação.
-Endócrino: Bloqueio dopaminérgico>>hiperprolactinemia, aumento de prolactina, indica aumento da produção de leite e desenvolvimento das mamas.
-SNC:
1) Distonia (tiques nervosos), quando há mais atividade dopaminérgica do que a colinérgica.

2) Síndromes Extra piramidais (Discinesias agudas, parkisonismo(acinesia), acatisia), são reações adversas reversíveis e precoces;quando há mais atividade colinérgica do que dopaminérgica. A discinesia aguda pode aparecer nos primeiros 5 dias de tratamento, caracterizando-se por movimento involuntários e espasmáticos dos músculos da face, pescoço, tronco e extremidades dos membros, resultando em caretas e movimentos esquisitos, que geralmente faz com que pessoas estranhas não se aproximem, to tentando ser delicada com o uso das palavras. O parkisonismo, é conhecido de todos, podendo aparecer de 2 a 3mese após início do tratamento, vai levar aos sintomas clássicos de rigidez muscular e tremores incontroláveis, podendo levar a uma variante conhecida como Síndrome de Rabbit (tremor dos lábios, que nem um coelhinho). A acatisia é uma inquietação patológica, em que a pessoa se encontra ansiosa, com sensação de terror, podendo apresentar tremedeiras e transtornos musculares(ex: "morder para dentro", eu tb n entendi mto...).

3)Discinesia  tardia, uma reação adversa tardia, como nome já diz, e irreversível. é tardia por ocorrer após quase 2 anos de terapia, sendo semelhante a discinesia aguda, com movimentos involuntários, principalmente movimentos mastigatórios, da boca e da língua.

4) Síndrome Neuroléptica Maligna: é a mais grave de acontecer, porém a mais rara tb, resultante do bloqueio do receptor dopaminérgico (D2). Esta síndrome pode estar relacionada tanto com medicamentos neurolépticos típicos e atípicos. Os mais implicados com esta síndrome são a butirofenona e os fenotiazínicos. Esta síndrome leva a um estado de catatonia, apresenta os sintomas extra-piramidais já comentados + HIPERTERMIA, contrações violentas vão levar a lesões musculares, resultando em alterações laboratoriais de CPK, transaminases e mudanças na cor da urina. A maioria dos acidentes conseguem se recuperar e as mortes que ocorrem é em decorrência a falência renal e respiratória.

Sexo, idade e consumo de outros medicamentos são fatores de risco para o desenvolvimento de alguns destes efeitos adversos.

Desculpa...pessoas, mas são mais de 50 slides com sintomas repetitivos, que eu estou estudando e utilizando pra escrever o post. E são slides citando sintomas, sem explicação...Então nada como uma boa dose de farmacologia, fisiologia e bioquímica, para entender como tudo ocorre...e isso tudo não cabe aqui!!

E a parte que me interessa de fato, o DIAGNÓSTICO:
-Clínico: anamnese, exame físicomeningocefalite, ingestão de opióides, antidepressivos e ansiolíticos...
-LABORATORIAL: Análise toxicológica do plasma, pesquisa de fenotiazíniocs na urina e traio-x para neurolépticos radiopacos (fenotiazínicos e butrofenonas).

TRATAMENTO: é praticamente o mesmo para a grande maioria das intoxicações.
-Medidas de suporte vital
-Tratamento dos sintomas
-Lavagem Gástrica, uso de Carvão Ativado
-Hemoperfusão, hemodiálise e enurese forçada, quase nunca funciona, principalmente quando o fármaco tende a se ligar a proteínas plasmáticas. Sempre lembro do episódio de House, em que a Amber morre, porque aquele simples descongestionante nasal se ligava a proteínas plasmáticas e o rim dela estava destruído e impossibilitado de fazer a depuração normal, foi tão triste...!!!Porém na intoxicação com neurolépticos, estes métodos não funcionam porque o fármaco está no cérebro e não no sangue...so...

Ahhh...para concluir sem deixar tanta haste solta, quando aqueles efeitos adversos aparece, a melhor medida é reduzir ou suspender o uso do neuroléptico, com exceção da discinesia tardia, em que o aumento da dose parece aliviar os sintomas, como já é irreversível mesmo, não deve ficar pior do que já tá...eu heim?!

E última observação...a cardiotoxidade é a principal causa de óbitos por intoxicação dos neurolépticos.

AGORA QUE TERMINEI, SINTO QUE DEVERIA TER ESCRITO SOBRE PARACETAMOL, É MAIS LEGAL E ESTÁ MAIS PRESENTE NA REALIDADE DE TODO MUNDO...DEIXA PRA PRÓXIMA!!!

Boa sorte para mim...

We are in peace...always!!


Um comentário: