Ov!!

Bem vindos a uma biomedicina sacana!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Preguiça de pensar!!

Ás vezes você começa a ler um assunto que exige um raciocínio daqueles bem pesados de você,  que lendo e relendo, você até entende, mas chega uma hora que aquilo que você estava entendendo começa a não fazer sentido mais, e seu cérebro começa a promover impulsos de desistência ou te coloca naquela tentação de decorar ao invés de entender. Pois bem, é isso que ocorre quando eu leio um único resultado de um artigo que usou como metodologia a boa e velha eletrofisiologia, que fornecem dados válidos, bonitos e interesante, mas de difícil entendimento para o leitor que não está lidando com tal técnica em seu dia a dia, ou seja, meu caso.

Não me resta nada mais, nada menos do que promover um pequeno desabafo neste meu querido blog sem público.

Ok, o que este lindo artigo sobre a influência da citocina IL-6 na modulação da expressão e função de receptores A1, interferindo na transmissão sináptica e na neuroproteção...tem de tão bonitinho...é que a essência é simples de pegar, o que dificulta são os detalhes da metodologia e do conhecimento prévio que ele exige. Bom, saber que os receptores A1(de adenosina) devam inibir os pulsos excitatórios pós sinápticos, já que sua localização é essencialmente, na membrana pré sináptica...e, por sua vez,  está ligado a proteínas Gi, promovendo uma redução na liberação de neurotransmissores, que resulta na redução dos potenciais pós sinápticos...complexo ou não?
E de maneira geral, o uso de CPA, agonistas de receptores A1, vão promover maior inibição de potenciais pós excitatórios em material in vitro exposto a Il-6 que aumenta a expressão e atividade de receptores A1, do que em grupos controles, complexo, não?
Pois bem, isso é o pouco que eu pesquei na leitura do primeiro resultado do artigo, o primeiro de uns 7 ou 8 que são os principais, cujos resultados estão expostos em gráficos, bandas de pcr, western blotting, testes comportamentais e afins... muito me aguarda... e seu passar no mestrado numa boa posição, será motivo de muito orgulho para mim, já que, o meu esforço não teria sido em vão...e esses artigos não são fáceis!!



Hoje eu fugi, da minha divulgação científica para uma análise do meu conhecimento misturado com um pequeno desabafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário