Ov!!

Bem vindos a uma biomedicina sacana!!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dependência e O Sistema Recompensa

Bem, como eu acabei de fazer a disciplina de Drogas de Abuso no meu mestrado, achei mais um tema interessante para postar no meu lindo, querido e abandonado blog...para tentar ressuscitá-lo! Então para abordar assuntos POPs, como drogas, no nosso caso aqui, ilícitas, como a tão popular maconha, também postarei sobre cocaína, heroína,aquelas drogas popularmente usadas em boates e clubes: anfetaminas, metanfetaminas, êxtase, LSD, etc...claro, com direito a novidades do mundo científico. Por exemplo, cito seminário que eu apresentei mostrando que a ativação do sistema canabinóide, no estudo usaram endocanabinóides (pois é, temos receptores naturais que respondem a produtos ativos da Cannabis, porém, eles não estão lá a toa, esperando para serem ativados por ligantes presentes na folha da Cannabis, nós sintetizamos endocanabinóides, que vão se ligar a tais receptores e garantir funções fisiológicas ao nosso organismo...mas deixarei estas muitas linhas de antecipação do assunto para o próximo post.)...me perco nesses parênteses...então os endocanabinóides são capazes de reduzir a dor neuropática induzida pelo uso de quimioterápicos, essa dor é um efeito colateral no tratamento de câncer que acaba limitando seu uso e seu potencial terapêutico, e, o aumento da disponibilidade de endocanabinóides consegue reverter os efeitos morfológicos, comportamentais, funcionais e bioquímicos associados a esta hiperssenssibilidade a dor.



TED é um filme para adultos e.... drogas não são legais...mas, convenhamos...e não é para entrar em discussão, além disso, eu não conheço as leis, mas, infelizmente (na minha opinião), a maconha já é praticamente uma droga liberada.



Para quem curte How I met your mother, é assim que o filme TED deveria representar as drogas de fumo...se fosse para crianças assistirem.


Pois bem, do mesmo jeito que o assunto foi introduzido a minha pessoa, irei começar falando sobre o sistema recompensa presente no nosso lindo e poderoso cérebro. Sabe porquê?? Por que é neste sistema que a maioria das drogas ilícitas vão atuar, super estimulando este sistema, de tal forma, que você possa entrar no vício ou se tornar um dependente químico ou um dependente físico, já que seu corpo irá clamar por aquela droga, por aquela sensação.

Lembrando que:
A dependência constitui-se de 3 elementos:
-A substância, com suas características, principalmente, farmacodinâmicas e famacocinéticas.
-O indivíduo, com suas características adquiridas e suas singularidades biológicas (pois é, o fator genético contribui para o vício).
-O contexto sócio-cultural, que não será o foco, mas o ponto de extrema importância, no qual há o encontro entre o indivíduo e a substância.

Mais uma coisinha: Existem 2 tipos principais de dependência, a química/física e a psíquica, entre estas duas, encontra-se o hábito ou a dependência comportamental. E a dependência é encarada como um quadro clínico, atualmente.

DEPENDÊNCIA FÍSICA: O corpo se acostuma a receber doses da droga, e quando ele pára de receber, ele se desestabiliza, gerando uma forte síndrome de Abstinência, um período de adaptação a ausência da droga, que gera vários efeitos contrários ao que a droga promovia de forma potencializada, bastante intensa. Ex: ansiedade, irritabilidade, inquietação, depressão, dores, tonteira, alteração do sono, etc.


DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA: Está ligada ao aspecto emocional, onde a droga serve como um incentivo, uma justificativa para lidar com diversos fatores que afetam as emoções, como o estresse, a tristeza, ou a necessidade de se desinibir, socializar ou comemorar.


E para chegar logo no sistema Recompensa eu queria definir, rapidinho o que é vício:

Vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que convivem com ele. Não se tem informações concretas, quanto a origem do vício, mas dados na literatura já correlacionam certos fatores de transcrição (ex: CREB, ΔFos B ) com o surgimento do vício...e a importância disso?? É exatamente no vício que mora o perigo do consumo das drogas, cada indivíduo tem vulnerabilidade específica para se viciar em diferentes tipos de drogas, enquanto uns precisam de muitas repetições do uso, outros se viciam mais facilmente. Além disso, conhecer a origem do vício, ou reunir mais fatores que contribuem para o mesmo, favorece o estudo para combatê-lo ou reverter o próprio vício. 

Ah, acabei de ter a idéia de fazer um post sobre drogas e plasticidade...sim, há  modificações nas conexões, sobre seu processo adaptativo, sobre o quão permanente e o quão reversível podem ser estas conexões.... meus devaneios.


Voltando...vamos ao Sistema Recompensa:


A RECOMPENSA é a função de induzir um sentimento de prazer (ahã, sexo está relacionado a ativação do sistema recompensa, e o chocolate também) e pode atuar como um reforço positivo para facilitar a obtenção de um determinado comportamento. (Alguém fã de The Big Bang Theory lembra do condicionamento que o Sheldon fez na Penny, com chocolates, ou seja, induzindo prazer, para obter o comportamento desejado por ele...e lembro que ele chega a uma conclusão interessante, de que sexo seria uma ferramenta mais eficaz que o chocolate!! o.o)


E esse ciclo da Dependência química se dá desta forma:


EXPOSIÇÃO A DROGA (uso da droga gera um condicionamento positivo) -> ATIVA O SISTEMA RECOMPENSA -> INDUZ A BUSCA POR OUTRA DOSE  -> TOLERÂNCIA(o efeito não é mais o mesmo) -> DOSES MAIORES SÃO REQUERIDAS -> se houver interrupção do uso -> SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA.


As 3 principais regiões do Sistema Recompensa, associadas ao abuso de drogas pertencem ao sistema mesolímbico e são:


-Núcleo Accumbens (NA): composto por neurônios GABAérgicos (inibitórios)

-Área ventre tegumentar (VTA): compostos por neurônios dopaminérgicos (presença de receptores NMDA e GABA A) 
-Córtex Pré frontal: compostos por neurônios glutamatérgicos (excitatórios)

Essas 3 áreas formam um circuito que, num usuário de drogas, vai favorecer o aumento transmissão dopaminérgica por diferentes mecanismos, de tal forma que a área fique super estimulada.




O que acontece normalmente: A liberação de dopamina pela VTA promove a liberação de GABA pelo NA, que acaba inibindo diretamente a liberação de dopamina pelo VTA. Além disto, a sinalização dos neurônios gabaérgicos para o córtex pré frontal, que por sua vez, vai inibir indiretamente a liberação de dopamina pelos neurônios de VTA, ou seja, o GABA vai inibir a excitação promovida pelo glutamato, logo reduz a liberação de dopamina. (Deve dar pra entender de uma forma ou de outra!)



As drogas de abuso são capazes de inibir a liberação de GABA, e resultar na estimulação aumentada da transmissão dopaminérgica. Podem também interferir na liberação vesicular ou na recaptação, degradação de dopamina, aumentando a sua disponibilidade na fenda sináptica. Aumenta a dopamina disponívela para os neurônios do NA.







  • O aumento da sinalização pela dopamina, promovem a ativação de fatores de transcrição (Ex: CREB e ΔFosB). O ΔFos B tem sido muito estudado para se avaliar a geração do vício.
  • Em relação a alterações morfológicas, já foi visto que as drogas promovem alterações no nº de dendritos e na quantidade de espículas dendríticas, por exemplo, a morfina aumenta a quantidade de espículas dendríticas, ramificações e o comprimento destes, já as anfetaminas diminui.
  • Drogas de abuso induzem LTP, fortalecimento sináptico,(olha a minha plasticidade aí, é gente eu trabalho com plasticidade sináptica, um dia conto do meu projeto!!) no neurônios da VTA (aumento de receptores AMPA, lembrando que estes são receptores ionotrópicos glutamatérgicos, canais iônicos). Foi visto na literatura, que a  cocaína, numa única injeção é capaz de aumentar os receptores AMPA, e, isto é reversível...em camundongos, né.

Bem, estas alterações neuroquímicas que ocorrem no cérebro, mais especificamente nesta região mesolímbica,  vão estar diretamente associadas ao comportamento do indivíduo, a busca pela droga, aos efeitos promovidos pela droga, e esta área não está só relacionada ao ciclo do prazer e da recompensa, mas também está envolvidas a outras funções fisiológicos, associadas a libido ou fome, por exemplo, e tudo se orienta através de pistas químicas liberadas por células de regiões específicas.



ina, até se tornar, muitas vezes um hábito involuntário. Mais frequente, é claro nas drogas lícitas ou de fácil acesso, com o cigarro e o álcool.